Tecnologia e saúde: confira as inovações que estão transformando esta área
Tecnologia e saúde é um assunto em alta especialmente para o momento que estamos vivendo, em que todo mundo é afligido e presta atenção às inovações e invenções que podem trazer algum alívio e melhoria à situação de pandemia Covid-19. Chegaremos logo a uma vacina eficiente e segura? Encontraremos um caminho para o tratamento? Uma solução rápida e confiável para testar a população em massa? Respiradores potentes a custos reduzidos?
Possivelmente, as respostas a essas perguntas virão da ciência e tecnologia. É importante ressaltar que as tecnologias oriundas da área de saúde são um campo fértil para a Propriedade Intelectual. É fundamental que essas invenções se popularizem para salvar mais vidas e também é fundamental que seus criadores tenham amparo jurídico para colher os resultados de seus trabalhos.
Muitas iniciativas já têm transformado o modo de trabalhar dos profissionais de saúde e conferido agilidade e conforto à recuperação de pacientes. Vejamos alguns deles:
Inteligência Artificial
Com um banco de dados robustos sobre os pacientes, a inteligência artificial pode ser usada para projetar dispositivos que aprendam a cuidar de suas necessidades específicas. Já há, por exemplo, aplicativos para monitorar dietas e horários para tomar o medicamento, o que ajuda o paciente a seguir o tratamento indicado pelo médico e dá ao profissional informações para que avalie os rumos futuros.
Cirurgia robótica
Os centros médicos mais sofisticados ao redor do mundo já têm usado robôs para procedimentos cirúrgicos. Máquinas programadas conseguem realizar intervenções cirúrgicas com alto grau de precisão.
Tecnologias wearables
Aqui estamos falando de dispositivos vestíveis que, em contato direto com o corpo do usuário, são capazes de coletar informações em tempo real dos pacientes como frequência cardíaca e pressão arterial.
Mapa Brasileiro da COVID-19
Uma start-up brasileira criou o Índice de Isolamento Social para auxiliar no combate à pandemia. O mapa mostra o percentual, por estado, da população que está respeitando a recomendação de isolamento. Com ele as autoridades podem direcionar recursos de saúde, segurança e comunicação. Para chegar a essa informação, a startup utiliza uma tecnologia que entende o comportamento de localização de 60 milhões de brasileiros, desenhada para não identificar as pessoas, garantindo sua privacidade e anonimato.
Interessantes esse cruzamento de tecnologia e saúde, não? Benéfico para a sociedade e cheio de oportunidades para a Propriedade Intelectual.