...

News

Open Innovation: uma breve análise da perspectiva da propriedade intelectual


Por

A inovação é um dos maiores desafios das empresas hoje em dia e o mundo atual pede velocidade. O modelo de open innovation, ou inovação aberta, surge como uma resposta a essa necessidade de combinar inovação com agilidade, mas, vale ressaltar, gera-se, dessa forma, um contexto em que a atenção à propriedade intelectual é vital para o êxito dos negócios.

O termo open innovation foi cunhado pelo professor de administração de empresas Henry Chesbrough em seu livro “Open Innovation: the New Imperative for Creating and Profiting from Technology” (2003) em que trata de um cenário em que as empresas precisam abrir suas portas para buscar mentes inovadoras fora, juntando forças com outras organizações, sejam elas empresas tradicionais, robustas e consolidadas ou até startups e universidades, para que haja efetivamente um desenvolvimento colaborativo.

Propriedade intelectual é vital para o êxito do modelo de open innovation

Muitas grandes corporações aderiram ao open innovation, entre elas, podemos destacar a Samsung, a Lego, a Apple e o Grupo Meta. Há, no entanto, alguns passos para aproveitar bem esse sistema e eles precisam ser claros e transparentes para todos os agentes envolvidos:

1) Seleção de projetos e pesquisadores nos quais vale a pena concentrar os esforços.
2) Definição dos recursos e de quais agentes arcarão com o financiamento.
3) Tão importante quanto a definição da fonte financiadora, é imprescindível haver clareza sobre quem assume os riscos, uma vez que pesquisas são por natureza processos arriscados e cercados de incertezas

Além desses aspectos, é preciso consciência por parte dos envolvidos de que é preciso manter um fluxo constante de incentivos para que empresas e indivíduos inovem e também que um sistema de inovação funcional não se encerra com a disponibilização da criação para o mercado, mas contempla ainda um processo de disseminação do conhecimento coletivamente produzido.

Fica evidente que em um contexto de open innovation é preciso proteger a propriedade intelectual das empresas, permitir a comercialização de suas criações e participação com segurança em processos de inovação colaborativa, mitigando os riscos de uma apropriação indevida de um dos agentes colaboradores em um projeto.

É por isso que os profissionais de propriedade intelectual precisam estar cada vez mais atentos aos caminhos como as empresas têm buscado inovação, sendo o modelo de open innovation um deles.

Política de privacidade ©